domingo, 26 de fevereiro de 2012

Início do “Ciclo Literatura Comentada”

Enquanto muitos ainda aproveitam o fim do Carnaval. Estudiosos da área de Letras e Educação se reúnem para discutir “Literatura”. O encontro aconteceu na Faculdade São Luís de França, durante a conferência de abertura do “Ciclo Literatura Comentada”, cujo projeto foi idealizado por Ellen Oliveira, Monitora de Teoria Literária, e militante do Centro Acadêmico de Letras Vinicius de Moraes e Executiva Sergipana dos Estudantes de Letras-ExNEL. Para a concretização do projeto foi importante o apoio de Ariosvaldo Leal e Luís Carlos, também militantes do CALVM e da ExNEL.

O evento trata-se de um Projeto que enfatiza a leituras de obras literárias. E diferente de outros festivais que valorizam mais outras manifestações culturais, o Ciclo prioriza “a obra Literária”. Pois a proposta é que durante todo o ano de 2012, sejam lidas e abordadas nove obras literárias do gênero Romance. E são elas: “A hora da Estrela” de Clarice Lispector ; “Os Maias” de Eça de Queiróz ; “Quincas Borba” de Machado de Assis; “Vidas Secas” de Graciliano Ramos;  “Capitães de Areia” de Jorge Amado; “O cortiço” de Aluízio de Azevedo; “As horas nuas” de Lygia Fagundes Telles;  “Madame Bovary” de Gustave Flaubert; e “Dom Quixote” de Miguel de Cervantes. Dessas obras, seis são literaturas brasileiras, e três estrangeiras (Portuguesa, Francesa, e Hispânica). No primeiro dia do “Ciclo Literatura Comentada”, 25 de Fevereiro de 2012, após a apresentação do projeto, foi apresentado um vídeo que abordava a importância da Literatura, que foi muito aplaudido pelo público. Em seguida a profa. Dra. Vilma Mota Quintela palestrou sobre o romance como um gênero discursivo, situando os estudantes ali presentes sobre esse gênero, sua importância, e suas características indiscutíveis para os estudos literários.

Estiveram presentes quase 150 estudantes do curso de Letras e pedagogia de diversas instituições do Estado de Sergipe. Ao final do encontro, foram sorteados livros: de História de Sergipe e agenda doados pelo Sergipe Cultura; e literários doados pela livraria Escariz; e uma camisa do curso de Letras doada pelo CALVM. O primeiro encontro foi muito feliz e superou a expectativa de seus organizadores que tiveram pouco mais de um mês para divulgação, um período carnavalesco, em que algumas instituições ainda encontraam-se em recesso acadêmico. Por esse motivo, a comissão organizadora pretende continuar recebendo inscrições para aqueles que desejarem participar.

Foi um encontro muito produtivo, e muitas surpresas estão previstas para o decorrer do ano, e para aqueles que mergulharem no mundo literário. Veja abaixo, alguns fleches desse momento: